02 | agosto

Você gosta de comida temperada? Vem conhecer vários tipos de temperos que fazem toda a diferença!

Cozinhar em casa para o seu amor, chamar a família para um almoço de domingo ou quem sabe um encontro com os amigos na sexta-feira à noite, é muito bom, concorda? E para o seu prato ficar perfeito, você tem que saber usar os temperos certos.

Convidamos o Chef Vavo Krieck, que é nosso parceiraço e fera em surpreender com pratos inspirados na cozinha internacional, além de dominar a culinária brasileira, para dar dicas de como usar e abusar dos temperos para seu prato ficar com um toque superespecial. Confira!

Chef Vavo Krieck

Chef Vavo Krieck

Quais temperos você considera os básicos, que temos que usar em qualquer prato que preparamos?

Podemos dividir os temperos em duas categorias: os secos, ou desidratados, como o orégano, cominho, pimenta-do-reino, e os frescos, como cebola, alho, salsinha e pimenta dedo-de-moça.

O tempero do brasileiro é, sem dúvida, a cebola e o alho. Em alguns lugares, ainda temos a pimenta fresca e a salsinha como itens indispensáveis na cozinha. Muitas pessoas não conseguem cozinhar sem cebola!

Na verdade, não há uma regra rígida sobre quando e como devemos usar temperos. Obviamente, temos combinações já consagradas para alguns pratos, como por exemplo, o tempero para o feijão, que comumente leva cebola, alho, salsinha e opcionalmente, pimenta dedo de moça. O mais importante, é cada um desenvolver seu repertório de temperos que será sua arma para pratos saborosos e bem preparados. Se você abrir minha despensa hoje, vai encontrar sal fino, parrilla e grosso, pimenta-do-reino, orégano, lemon pepper, mistura para chimichurri, curry, páprica doce e picante (defumada), folhas de louro, salsinha e alho poró desidratados para emergências.

StockSnap_LCJJH18ZNI

Qual a função de cada um deles?

Sal fino é usado para tudo. O sal para parrilla é usado para salgar carnes a serem grelhadas. A pimenta-do-reino funciona como elemento de picância e aroma em diversos pratos. Orégano sempre funciona para molhos e pizzas, lemon pepper é versátil no tempero de frangos e peixes e cabe até em alguns molhos. Mistura para chimichurri… bom, ela é uma ótima pedida para aromatizar caldos quando não temos ingredientes frescos à mão. Folhas de louro uso em quase tudo! Até quando faço arroz branco coloco uma folha de louro para adicionar uma camada a mais de sabor. O curry sempre traz sabor a pratos orientais e as pápricas caem bem em molhos trazendo sabor e cor a eles.

Quais você mais costuma usar nos seus pratos?

Basicamente os mencionados acima. Muitas vezes, colho temperos frescos na horta em vasinhos, como sálvia, salsinha, manjericão e cebolinha, além de pimentas diversas, que trazem, além da picância, sabor.

E quais você indica para carne?

Para carne, quanto menos tempero for usado, mais seu sabor será ressaltado. Molhos geralmente vêm para mascarar algum defeito da carne. Fico sempre no sal e pimenta que nunca dá errado.

beef-3549699_1920

E para frango?

Sal, pimenta, páprica e às vezes, lemon pepper.

E para fazer um peixe delicioso?

Gosto muito de ervas frescas, como salsinha, cebolinha e coentro. Em vez do limão taiti ou siciliano, por que não usarmos o limão cravo, galego ou o caipira?

Tem algum tempero que as pessoas não costumam usar, mas é coringa?

Acho que não é apenas um tempero, mas as misturinhas que sempre nos tiram do aperto. A minha receita é: coloque meio quilo de sal grosso no liquidificador. Adicione sálvia, salsinha, cebolinha, tomilho, alecrim, pimenta-do-reino em grãos e bata tudo. Guarde em potes herméticos. Esse sal temperado funciona para basicamente tudo, adicionando uma outra camada de sabor aos seus pratos.

E um tempero inusitado?

Ah, esse é fácil! Molho de peixe. Superfedorento, mas confere um sabor aos pratos, sobretudo os asiáticos, sensacional!

becca-tapert-hneG0Illco4-unsplash

 

E aí, curtiu as dicas?

Nós prezamos por proporcionar áreas comuns que agreguem de verdade no dia a dia dos moradores. O Evolve, último lançamento em Curitiba, conta com vários destes espaços, especialmente uma horta comunitária, na qual os moradores poderão contar com diversos temperos para estarem sempre preparados para surpreender nos pratos. Conheça mais acessando o site www.vanguardhome.com.br/evolve.

—————————

Texto: Josiane Nalevaia | Marketing Vanguard Curitiba