06 | junho

Os carros elétricos estão com tudo. Vem saber mais sobre eles!

Carro-01

Se os carros elétricos parecem “coisa do futuro”, não se espante quando dissermos: o futuro chegou! A sua história é mais longa do que imaginamos — eles já eram realidade no século 19, porém o crescimento do petróleo trouxe à tona os veículos a combustão, que eram mais baratos e potentes do que os modelos elétricos.

Antes deixados de lado devido ao alto custo de produção, os carros elétricos voltaram a ter seu espaço conforme o aumento da consciência ambiental. Hoje existem diversos modelos sendo comercializados no Brasil e no mundo, e nada melhor do que estar preparado para a chegada dessa nova tecnologia. Sempre atenta a essas mudanças, a Vanguard já oferece empreendimentos que contam com vagas de garagem e infraestrutura para carregamento de carros elétricos – como o Evolve, recém-lançado em Curitiba.

O que precisamos saber sobre essa inovação

Antes de qualquer coisa, devemos relembrar algumas barreiras que seguem sendo quebradas e possibilitando o crescimento desses novos carros. Uma delas é a construção de eletropostos. No Brasil, ainda não existe regulamentação para a comercialização de eletricidade nesse modelo de negócio, mas algumas iniciativas privadas estão dando os primeiros passos.

Carro03

A BMW em parceria com a EDP instalou seis postos entre as duas maiores metrópoles do país. Os 430 quilômetros da Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, têm um eletroposto a cada 120 quilômetros, o que começa a vencer dois grandes obstáculos: a falta de infraestrutura e a otimização da autonomia dos veículos elétricos.

Carro04

Foto: Quatro Rodas, edição de abril 2019

Alguns modelos comercializados hoje no mercado brasileiro contam com uma limitação de autonomia devido a capacidade de armazenamento de energia de suas baterias. Em 2006, a média percorrida por um carro elétrico era de 160 Km por carga completa. Era um bom resultado, considerando os estudos comportamentais deste período que indicavam uma utilização mais urbana, e essa autonomia cumpria com seus objetivos de deslocamento. Já os modelos atuais contam com uma autonomia de 300 a 400 Km, atendendo assim ao público que deseja adotar o veículo tanto para a mobilidade urbana quanto para longas viagens.

Carro05

Apresentação do Renault ZOE no Salão do Automóvel de 2018

Conheça alguns dos modelos mais recentes que estão sendo comercializados no Brasil: Zoe (Renault), Leaf (Nissan), Bolt (Chevrolet) e o JAC iEV40 (JAC Motors).

E você, curte novidades sobre tecnologia? Siga a gente no Facebook e no Instagram que sempre contamos o que tem de novo em nossos empreendimentos.

___________

Texto: The Wedge Marketing Digital