09 | abril

Curitiba: conheça 6 curiosidades sobre a cidade

vanguard7
 

A linda capital paranaense é conhecida no Brasil inteiro por muitos motivos: por ser a mais gelada do Brasil ou pela fama que os curitibanos têm de serem pessoas mais fechadas. Boatos à parte, uma coisa é certa: Curitiba atrai pessoas de todos os lugares do mundo e é um lugar cheio de curiosidades e cantinhos interessantes para visitar e se encantar.

Ficou com vontade de saber mais? A Vanguard conta aqui, neste post! Leia e conheça 6 curiosidades sobre a cidade:


Capital
eco

vanguard6
 

Bem planejada, a cidade sempre esteve à frente em questões de saneamento básico, urbanização e mobilidade. Desde os anos 60, Curitiba se preocupa com o crescimento ordenado da população e estuda meios de diminuir o impacto gerado ao meio ambiente. Isso tudo reflete na sua fama — segundo o relatório Green City Index (2016), das 17 cidades da América Latina analisadas, Curitiba é a mais verde. A pesquisa leva em consideração 8 pontos: energia e emissão de CO2; mobilidade urbana; qualidade da água; do ar; terrenos rurais, urbanos e uso de edifícios; produção e gerenciamento de resíduos; saneamento; e iniciativas ambientais. A capital paranaense é a única com pontuação acima da média na avaliação geral!


Mau humor?!

vanguard1
 

Dizem por aí que os curitibanos são pessoas mais fechadas, sem aquele sorriso caloroso típico do brasileiro. Mas quem segue as redes sociais da Prefeitura local a Prefs, para os mais íntimos sabe que não é bem assim! Além de informar sobre as ações da capital, eventos e iniciativas promovidas pelo governo municipal, o que não falta na página é bom humor!

Desce mais uma gelada!

vanguard5
 

Com a febre das cervejas artesanais tomando conta do Brasil, Curitiba se tornou um dos maiores polos de produção cervejeira. O maior número de “home brewers” do país se encontra na capital paranaense, que é referência nacional no assunto e já conta até mesmo com uma cervejaria-escola — a da marca Bodebrown. Segundo a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), são cerca de 400 mil litros produzidos por mês, por 46 empresas diferentes.

Chove, chuva

vanguard4
 

Além de ser comprovadamente a capital mais fria do país, Curitiba ainda é uma das mais chuvosas. O principal motivo para tudo isso é a altitude da cidade — ela se encontra a 945 metros acima do nível do mar. Além disso, a capital fica entre a Serra do Mar e a Serra de São Luiz do Purunã, que atinge 1,2 mil metros de altitude em seus maiores pontos. É na região de Curitiba que acaba retida a umidade vinda do litoral, que também está bem próximo da cidade. Toda essa água acaba “presa” entre as cadeias montanhosas, o que ocasiona chuvas a cada dois dias, aproximadamente.


Oil Man — uma celebridade inusitada

vanguard3
 

Ao andar pelas ruas de Curitiba, você pode se deparar com uma personalidade um tanto curiosa da cidade. O Oil Man, ou Nelson Rabello, ganhou o status de celebridade local por ter passado as últimos décadas pedalando por aí, principalmente em dias frios, vestido apenas sunga, tênis e muito (mas muito!) óleo. Visto com desconfiança nos primeiros anos, ele ficou conhecido não apenas pelo visual diferente, mas também pela luta dos ciclistas para conquistar seu espaço na capital paranaense.


Gosto refinado

vanguard2
 

O curitibano é tão exigente com o que consome que se tornou piloto de provas de novos produtos e serviços para o mercado nacional. Isso leva em conta tanto os seus hábitos quanto o nível de renda, cultura e diversidade do público. Por ter custos mais baixos de implementação da pesquisa, além de uma localização geográfica estratégica, quando é comparada com capitais maiores, como Rio de Janeiro ou São Paulo, a cidade se torna um lugar perfeito para este tipo de teste. São essas características que permitem que os empresários avaliem a aceitação do produto ou serviço antes de dar continuidade aos projetos de expansão! Legal, né?

A Vanguard adora Curitiba, essa cidade cheia de natureza, iniciativas supermodernas e curiosidades. Ah, e saiba que a antipatia é apenas um boato! Quer tirar a prova? Venha conversar conosco!

___________

Texto: Redação | The Wedge Marketing Digital

Fotos: Divulgação/Internet