11 | agosto

Sem desculpas para não se exercitar!

Personalize sua atividade física.

A atividade física é boa para a sua saúde e isso não se discute mais!

andar

O ponto atual dessa afirmação é como realizar uma rotina de atividade física nesse dia-a-dia tão corrido que todos temos. Para conseguir isso também é importante destacar que o programa de atividade física deve ser funcional. Isso significa que deve atender as suas necessidades, sejam elas de saúde, estéticas ou desempenho esportivo.

Como Personal Trainer, além de diagnosticar as reais necessidades de cada praticante, também trabalhamos juntos para identificar a melhor forma de realizar as tarefas. 

      imagem.php           casal-caminha-no-parque

Não gosta de academia?! Sem problemas, podemos usar um parque, a área de lazer do condomínio, as ruas largas de algumas regiões da cidade.

MEM_4172(1)

Espaço Fitness do empreendimento Garden das Palmeiras em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Prefere atividades indoor, em local fechado, com música de sua preferência, mas quer algo bem personalizado para realizar? Novamente, tudo pode ser ajustado para relacionar suas preferências e necessidades.

background01

O tempo é curto, e você só tem horários não habituais para cumprir seu programa de atividade física? Fácil, há treinamentos que podem ser realizados até dentro do seu quarto de hotel!

Agora que ficou claro que tudo pode ser ajustado para você de forma a construir um programa muito personalizado de atividade física, vamos as dicas gerais:

1º- Sempre escolha um local e um programa que estejam em acordo com a sua rotina diária. Nada de escolher academias fora da sua rota habitual ou atividades que vão consumir mais tempo para o trânsito do que para a tarefa em si. Com a experiência, já presenciei muitos que gostariam de ter a atividade física com frequência em sua rotina, mas por precisar desprender esforços intensos apenas para chegar ao local da atividade, desistiram dentro de um a quatro meses.

personal-trainer-beneficios2º – Envolva-se com algo que goste de fazer. Já sabe qual atividade você gosta de verdade? Aquela que só de pensar em fazer no final do dia basta para enfrentar todo o cansaço do trabalho, ou que te faz acordar cedo no fim-de-semana pelo prazer que tem ao cumprir sua tarefa? Se sua motivação for interna, o sucesso do programa está no caminho.

3º – Sempre cumpra as três partes da atividade física para cuidar da sua saúde. Elas são flexibilidade (como o alongamento), o condicionamento cardiorrespiratório (como corrida e ciclismo) e força (musculação, saltos, treinamento funcional e outras opções). Todas as três são facilmente ajustadas em qualquer programa, bastando um pouco de atenção. Quando elas são cumpridas, a sua saúde recebe os benefícios de forma integral. Caso você só faça uma ou outra, ao longo do tempo ficará como algumas desvantagens, que podem limitar os movimentos, provocar cansaço excessivo ou precoce e até facilitar o aparecimento de alguma lesão.

4º – Faça sua atividade física, no mínimo, dia sim, dia não. Dessa forma você atinge os mínimos de esforço para cuidar da saúde e se permite uma recuperação adequada. Assim, pode atender a todos os compromissos da sua agenda diária sem viver a neura de “preciso fazer atividade física”. A questão é mais qualidade do que quantidade.

Com essas dicas você pode elaborar melhor seu programa de atividade física para o sucesso. E ainda é possível contar com um Personal Trainer habilitado para deixar seu programa de atividade física ainda melhor.

 

 

Texto escrito por:

Brunno bodyBrunno Elias,

Personal Trainer do Ano 2014 eleito pela Sociedade Brasileira de Personal Trainers

Coaching de Vida, Doutorando em Saúde

Sócio-fundador dos Treinadores da Saúde / BodyTrainer

Contato: Rua Dr. Arthur Jorge, 326, Centro, 3029-8798. Email: brunno@brunnoelias.com.br, http://brunnoelias.com.br