20 | novembro

Vanguard apresentou os vencedores da maratona “Hack The City Bom Clima”

“Uma releitura das praças cuiabanas”. É assim que os arquitetos urbanistas Danilo Ganzert e Alexandre de Almeida definiram seu projeto, que foi o grande vencedor da maratona criativa “Hack The City Bom Clima”, realizada pela Vanguard em parceria com a prefeitura de Cuiabá. No último dia 10, a construtora anunciou a equipe que, além de ter o projeto escolhido para se tornar uma praça no bairro Jardim Bom Clima, levou para casa uma premiação de R$ 5,100.

Hack-Capa

Danilo Ganzert e Alexandre de Almeida, vencedores da competição

Cerca de 65 estudantes e profissionais de engenharia e arquitetura, divididos em 20 equipes, participaram da maratona que aconteceu entre os dias 03 e 04 de novembro. Eles tiveram 24 horas ininterruptas para criar um projeto criativo, com elementos que remetessem a cultura cuiabana e que fosse executável. Era obrigatório ainda que o projeto contasse com os seguintes elementos: calçadas, meio-fio, estacionamento, espaço para food truck (com área de apoio de mesas e cadeiras) e área multiuso para ser usada como quadra esportiva, passeios de pets e playground. Além disso, as equipes tiveram que aproveitar o projeto de iluminação, que já havia sido desenvolvido pela Vanguard.

Segundo o gerente regional da Vanguard, Marcio Ferreira, o evento promovido também com o apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Mato Grosso (IAB-MT) foi um grande sucesso. “Atingimos o nosso objetivo de envolver profissionais e a comunidade, que compartilham do mesmo desejo de transformar a cidade em um lugar melhor para todos. Esperamos que com esse projeto, esse local público, existente desde 1978 e que está inativo, se torne um ambiente de convívio dos moradores da região. E que ao participarem do projeto, se identifiquem com o local e passem a ajudar na sua manutenção”, disse.

-12112018120708

45553261_2412847892063355_2415123276624822272_o

-12112018142753

Para conferir todas as fotos, acesse a página no Facebook.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, parabenizou a iniciativa da construtora e todos aqueles que participaram da maratona criativa. “Já adotamos o modelo de construção de parcerias com a iniciativa privada em vários projetos na cidade, mas a Vanguard inovou ao trazer a comunidade e os profissionais de arquitetura e engenharia para fazerem parte do projeto. Esperamos que novas ideias como essa surjam e ajudem a desenvolver a nossa cidade”, pontuou.

Para Alexandre de Almeida, um dos vencedores, a maratona trouxe uma nova experiência aos participantes. “Esse é um conceito de evento que já vimos em outros lugares do país e quando vimos sabíamos que queríamos participar. Esperamos que outras oportunidades como essa surjam, pois não só valoriza os profissionais, como também a cidade”, disse. Já Danilo Ganzert complementou que a dupla procurou fazer um projeto de praça que incorporasse o estilo de vida cuiabano. “Focamos em vegetações regionais, em um layout de praça que foge das formas geométricas que estamos acostumados a ver, que seja mais fluído e que transforme o local principalmente em um ponto de encontro e lazer para comunidade”, ressaltou.

___________

Texto: Larissa Klein | Assessoria de Imprensa Vanguard

Fotos: Wander Lima