21 | fevereiro

Cinco dicas para uma excelente noite de sono

Neste fim de semana terminou o horário de verão. Estudos revelam que o nosso corpo demora até 15 dias para se adaptar às novas rotinas, por isso, essa mudança pode interferir na qualidade do sono, causando desconfortos, insônia, dificuldades de concentração e até problemas de saúde.

Vale lembrar que dormir bem é sinônimo de qualidade de vida. Além de ser essencial para repor as energias, melhora o humor e ajuda a manter a beleza da pele e do corpo. Separamos cinco dicas que ajudam a manter uma boa noite de sono, confira:

1. Tenha uma alimentação equilibrada

Opte à noite por refeições mais leves, evitando carne vermelha, frituras e gorduras. Para uma digestão completa, evite comer em horários próximos aos de dormir. Também não é aconselhado o consumo de cigarros, álcool e bebidas estimulantes – como café, chá preto e chocolate – pelo menos quatro horas antes de ir para cama.

Alimentação

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2. Exercite-se mais cedo

Atividades físicas regulares melhoram a qualidade de vida e proporcionam um sono mais tranquilo. Porém, os exercícios noturnos devem ser praticados de forma moderada, nunca após o jantar e pelo menos três horas antes de ir para cama.

Exercicios

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3. Controle sua mente

No período de duas horas antes de dormir, evite pensar nos problemas. Procure se entreter apenas com o que possa acalmar e gerar bem-estar. Encontre a posição mais adequada e, se não pegar no sono em 30 minutos, levante-se e realize uma atividade relaxante para ajudar a dormir, como ouvir música suave ou ler.  ​

Controle a mente

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4. Crie um ambiente confortável

Geralmente, na fase mais profunda do sono a temperatura do corpo diminui. Então deixe o quarto bem confortável, em temperatura agradável e com baixa luminosidade. Também mantenha colchão e travesseiros sempre em bom estado e não utilize carpetes ou outros materiais que possam acumular poeira ou propiciar alergias.​

Suíte do apartamento decorado do NYC Palhano, em Londrina

5. Procure dormir e levantar todos os dias no mesmo horário

Nosso metabolismo precisa de alguns dias para se acostumar com essas oscilações. Para repor todas as energias, o recomendado é dormir entre sete e nove horas por noite. Já TVs, computadores e celulares não são boas companhias no quarto, pois o estímulo visual afeta o sono.

Noite de Sono

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Texto: Fernando Almeida | Assessoria de Imprensa Vanguard Home.