23 | julho

Oito curiosidades sobre as tradições da cerimônia de casamento

Já se perguntou por que a noiva fica sempre do lado esquerdo do noivo na cerimônia? E o porquê da chuva de arroz? De onde veio o costume de usar vestido branco? E o véu?

Cada uma dessas tradições da cerimônia de casamento tem explicações que remontam a séculos. Algumas são até controversas, mas certo mesmo é que ninguém se arrisca a abrir mão delas.

Vestido branco

Vestido Branco Casamento Blog Vanguard Home

Na Idade Média, a cor mais usada pelas noivas era o vermelho. Foi no século XIX, na Inglaterra, que a moda do branco chegou mesmo para ficar. Quem introduziu o costume foi a rainha Vitória, no casamento com seu primo Albert. Detalhe: o pedido de casamento foi feito por ela, já que naqueles tempos um homem não poderia pedir uma rainha em casamento.

Posição no altar

Altar Casamento Blog Vanguard Home

A noiva fica sempre do lado esquerdo. O costume tem origem nos anglo-saxões e, caso alguém chegasse para raptar a prometida, o noivo teria o braço direito livre para tirar a sua espada.

Lançar arroz

Chuva de Arroz Casamento Blog Vanguard Home

Ao que tudo indica, esse costume começou na China. Na cultura asiática, o arroz é sinônimo de prosperidade. Por isso, até hoje lançamos arroz nos noivos desejando felicidade, prosperidade e fertilidade também. Detalhe: alguns noivos hoje em dia inovam tingindo o arroz com as cores da festa.

Buquê

Buquê Casamento Blog Vanguard Home

Diz a lenda que surgiu na Grécia. Era usado pelas mulheres para espantar os maus espíritos e costumava ter alho e ervas aromáticas. Com o tempo, as flores usadas no buquê foram ganhando significados.

Grinalda

Grinalda Casamento Blog Vanguard Home

Começou a ser usada para diferenciar a noiva dos convidados, para que ela parecesse uma rainha. Simbolizava também status e riqueza.

Véu

Véu Casamento Blog Vanguard Home

Em árabe, véu é Hijab e significa “o que separa duas coisas”. Assim, o véu marca a separação da vida de solteira para a de casada.

Alianças

Alianças Casamento Blog Vanguard Home

Os gregos acreditavam que pelo dedo anelar da mão esquerda passava uma veia que ia direto ao coração e adotaram o costume de usar anéis depois da celebração do casamento. O círculo, para os egípcios, remetia à eternidade, assim como o amor, que deveria durar para sempre.

Lua de Mel

Lua de Mel Casamento Blog Vanguard Home

O costume de viajar em seguida da cerimônia, como conhecemos hoje, se originou no século XIX, com os ingleses. Naquela época os recém-casados iam para o campo como uma forma de se desobrigarem por um tempo dos compromissos sociais. Já a origem do termo “lua de mel” tem outra história: um apaixonado raptava a mulher – muitas vezes contra a vontade dela – e a mantinha escondida de uma lua cheia até a outra, ou seja, por um mês. Nesse tempo iam tomando uma bebida a base de mel, fermentada, que durava o tempo do mês lunar.

Você conhece outras versões? Conte para a gente nos comentários! 😉

Faça seu comentário

Nome:

E-mail:

Mensagem: limite de caracteres 1500.

Entrar pelo Facebook

Código da validação

Nenhum comentário