29 | agosto

Acerte na escolha do chuveiro

Apartamento novo, muita coisa para definir, até deixar tudo como você sempre sonhou. E nessa lista não pode faltar um bom chuveiro, pois depois de um dia de trabalho, para relaxar, tem coisa mais gostosa que um bom banho? Confira algumas dicas para ajudá-lo a escolher o modelo ideal para sua casa. Só não vale se empolgar demais e abusar no consumo de água.

Banheiro com Chuveiro

Imagem ilustrativa: Internet

Ducha ou chuveiro?

Não, eles não são a mesma coisa. O chuveiro é um equipamento que tem um mecanismo próprio para esquentar a água. Já a ducha, na verdade, “espalha” a água que já vem quente, por exemplo, de um aquecedor a gás. Por essa diferença, a vazão da ducha costuma ser maior que a do chuveiro, e a tendência é você gastar mais água.

Ducha | Foto: Internet

Ducha | Foto: Internet

No caso do chuveiro, cada marca comercializa uma série de produtos diferentes, variando principalmente no que diz respeito à potência e vazão – ou espalhador da água. O funcionamento é simples: a água é aquecida a partir do calor que a corrente elétrica gera, via resistência dentro do chuveiro. É importante lembrar que a potência do seu chuveiro elétrico precisa estar alinhada com o disjuntor da sua casa ou apartamento. Ou seja, quanto maior a potência, maior corrente o disjuntor precisa suportar.

Banho quentinho

Na hora de comprar o aparelho, uma boa dica é observar na embalagem o número de graus que ele pode elevar a temperatura da água. Essa informação vai ser muito útil para garantir aquele banho quentinho no inverno.

Chuveiro

Chuveiro | Foto: Internet

O que determina a quantidade de calor gerada é a potência da resistência, medida em quilowatts. Um chuveiro eleva a temperatura da água a um nível máximo de graus, a depender do modelo. Pense, por exemplo, que se o chuveiro aumenta a temperatura em 30 °C da água que chega a 10°C, seu banho será a 40°C. Já se a água estiver a 20°C, atingirá 50°C. Para controlar essa variação, os equipamentos têm a opção de inverno/verão ou quente/morno. No verão, mesmo, apenas uma parte da potência é usada.

Pressurizador e eletrônico

Você também por optar por chuveiro com pressurizador – equipado com uma bomba que aumenta a pressão da água. E tem ainda o chuveiro eletrônico, que se diferencia do modelo elétrico por ter uma haste prolongada permitindo regular a temperatura da água com mais precisão.

Chuveiro Eletrônico | Foto: Internet

Chuveiro Eletrônico | Foto: Internet

___________

Texto: Cristina Luchini | Máxima Comunicação