31 | agosto

Dicas para economizar na tão sonhada festa de casamento

A maioria das pessoas tem o sonho de casar, e com isso, fazer aquela festa perfeita para comemorar a data tão esperada. Mas realizar qualquer comemoração não é algo simples e muito menos barato. Nós que vivemos ligadas nas mídias sociais já vimos charges e piadinhas com os orçamentos absurdos de casamento, daí vem aquela pergunta: precisa gastar tanto para casar?

Se você precisa – ou quer – economizar, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a não começar a vida a dois no vermelho:

1- Procure lugares e fornecedores que possibilitem uma negociação diferenciada (desconto, prazo para pagar, bonificação…).

2 – Mini Wedding: O termo surgiu com a ideia de fazer um casamento mais intimista, com menos convidados. Além de ser uma tendência, é uma ótima opção para quem quer economizar e caprichar no casamento.

3 – DIY: O termo “do it yourself” veio do inglês, na tradução “faça você mesmo” pode ser uma maneira econômica de decorar o casamento. Claro, os noivos precisam ter muita criatividade e dom artístico para deslumbrar os convidados ao falar que criaram toda a decoração, mas com isso, a festa terá uma decoração única e com a personalidade dos noivos. O mesmo vale para as lembrancinhas, convites, caixa de toalete…

2013-06-25_002

4 – Doces: Faça você mesma os docinhos! Apesar de dar trabalho, isso pode garantir alguns zeros a menos no final da conta. Uma opção é juntar os amigos íntimos e familiares para ajudar na produção. Além disso, quem não gosta de um doce caseiro?

5 – O orçamento mais caro de um casamento merece um item só seu. Se a grana tá curta, pense em alternativas como um churrasco (em alguns estados é uma forte tendência) ou ainda no estilo “finger food”, que podem custar bem menos e são tão saborosas quanto um menu incrementado.

comida

6 – Convites: Já pensou em fazer um convite online? Essa pode ser uma ideia moderna, de certa forma “ecológica”, sem o uso do papel, e econômica. Nessa hora você pode abusar da criatividade e surpreender seus convidados com a novidade. O convite pode até pedir uma confirmação direta para um e-mail ou até o site do casamento.

7 – Os chinelos são uma ótima pedida para os pezinhos agitados das convidadas mas também custam uma grana considerável dentro do orçamento. Como são considerados “supérfluos”, podem ser cortados. É só avisar as pessoas mais próximas para levar o próprio chinelo de casa que ninguém passa apuro.

8 – Lembrança dos padrinhos: não existe nenhuma regra que obrigue a presentear os padrinhos. São modismos que as noivas inventam e aprimoram. Mas, se ainda assim julgar necessário, pense em opções com bom custo-benefício. E considere também a opção de convidar menos padrinhos. Mais casais = mais gastos.

9 – Eu, particularmente, acho um desperdício de tempo e dinheiro quebrar a cabeça com as forminhas dos doces. Foque seus investimentos em comida de qualidade, bebida gelada e música animada. O resto pode ser reconsiderado.

10 – Reforçando o que foi dito no item 7, tudo o que é supérfluo pode ser cortado. É o caso do menu nas mesas, indicando qual será o cardápio da noite. Se julgar extremamente necessário, procure na internet algumas opções criativas e siga o “DIY”, faça você mesma.

11 – Casar de dia é um item importante a ser considerado quando o orçamento tá apertado. Afinal, com a luz natural, diversos apetrechos caros como iluminação decorativa, pista de dança e telões podem ser poupados.

Decoracao-de-Casamento-Simples-ao-Ar-Livre-12

São apenas algumas dicas, por quê, com certeza, cada noivinha tem sua própria maneira de economizar na organização do casamento. Daí é só usar a imaginação e poupar seu bolso. 😉 Boa sorte!

Texto: Juliana Ferreira, jornalista e idealizadora do Vida de Noiva, primeiro blog de casamentos de Mato Grosso do Sul. Para saber mais sobre este e diversos outros assuntos relacionados ao tema, do pedido ao altar, acesse www.vidadenoiva.com. Instagram (@vidadenoiva) e Facebook.

Faça seu comentário

Nome:

E-mail:

Mensagem: limite de caracteres 1500.

Entrar pelo Facebook

Código da validação

Nenhum comentário