Ir para a Vanguard

Por que cuidar da sua alimentação é tão importante?

Vanguard Lifestyle mar 30, 2020

Você já ouviu falar que todas as doenças começam no intestino? Quem disse isso foi Hipócrates, há muitos e muitos anos. Então fique ligado: cuidar do seu intestino, é cuidar de você!

Dia 31/03 é Dia da Saúde e Nutrição, por isso, vamos trazer algumas dicas muito importantes para você se cuidar. Conversamos com a Fernanda Melnic, nutricionista pela UFPR e aprofundou seus conhecimentos em modulação intestinal e gastronomia, que escolheu os intestinos – grosso e delgado – para tratar o tema com a gente, pois eles têm várias funções e uma importância gigantesca que a gente nem imagina. Então vamos lá:

–  A absorção dos nutrientes é principalmente tarefa deles.

– Produzem a nossa serotonina (alô bem-estar, bom sono, bom humor, memória afiadíssima, boa atenção e muito mais).

– Responsáveis por 80% da nossa imunidade.

– E também pela excreção dos nossos resíduos (essa a gente já sabia – hehe).

E em terra (e tempo) de COVID-19, quem tem imunidade boa é rei, não é? Então vamos te explicar a lógica disso tudo – e algumas curiosidades que você não faz nem ideia.

prato com frango e salada

Nossos guerreiros

Mais da metade dos linfócitos (as nossas células de defesa imune) estão no intestino. E o queco? Eles ajudam a identificar os alimentos e as bactérias da flora intestinal e atacam qualquer coisa que seja estranha ao nosso corpo.

Não fuja das bactérias

É isso mesmo, você não leu errado. Nossa flora intestinal é composta por muitas e muitas bactérias, de várias espécies diferentes, que entram no nosso corpo junto com a comida que ingerimos (e todo o resto também, como vírus, toxinas e parasitas). E a verdade é que muitas bactérias são boas para o nosso corpo, pois formam a nossa primeira linha de defesa contra o que pode nos fazer mal. Ou seja, elas exercem um papel imunitário!

Equilíbrio é a palavra da vez

Algumas coisas podem desequilibrar essa sintonia toda: o estresse, alimentação desequilibrada, consumo repetido de medicamentos, antibióticos e substâncias tóxicas. E o que acontece? A capacidade do corpo de se defender fica mais fraca, ou seja, a imunidade abaixa.

smoothie

E aí, sem a devida proteção, compostos tóxicos começam a penetrar no intestino até atingir a corrente sanguínea, resultando numa série de doenças que atingem várias partes do corpo. Muitas delas já estão sendo associadas aos desequilíbrios da flora intestinal, como obesidade, baixa absorção de nutrientes, doenças inflamatórias intestinais, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, desordens neurológicas e cânceres.

Você quer aliados? Então toma!

Se a gente começa a mudar nossos hábitos, com uma dieta rica em frutas, legumes e fibras, com suplementos prebióticos e probióticos, melhoramos a colonização bacteriana com prevalência de microrganismos benéficos.

Prebi o quê? Prebióticos são fibras alimentares que servem de alimento às bactérias que ficam no nosso intestino e probióticos são as bactérias boas, que em equilíbrio reforçam o nosso sistema imunitário.

Você tá se perguntando como você coloca tudo isso em prática? Então segue essas dicas da Fer:

– Tenha uma dieta diversificada, “agradando” aos variados microrganismos que estão no seu intestino.

– Maneire no consumo de álcool, cafeína e comidas apimentadas, que tendem a agravar problemas intestinais pré-existentes.

– Durma melhor. Isso mesmo, estudos mostram que alterações nos padrões de sono também prejudicam a saúde intestinal.

– Mantenha o corpo hidratado. A água é essencial para o bom funcionamento do intestino, especialmente quando você aumenta o consumo de fibras, que já vimos que é muito importante.

Partiu cuidar da sua flora intestinal? Siga o perfil da Fernanda no Instagram, que sempre traz várias dicas e informações importantes para a nossa saúde.


Por Josiane Nalevaia | Marketing Vanguard

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
free online course
download redmi firmware
Download WordPress Themes Free
free download udemy paid course
Avalie o post
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Assessoria contratada e especializada em conteúdos sobre arquitetura, decoração e construção civil. Preza pela qualidade das informações divulgadas e tem interesse em compartilhar conhecimento sobre os mais diversos assuntos da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

Ir para a Vanguard Voltar ao topo