Ir para a Vanguard

Como entreter os filhos em casa? Confira as dicas dos nossos colaboradores!

Vanguard Lifestyle out 13, 2020

Por Sara Hermógenes

Em tempos de pandemia, o isolamento social obrigou os pais a reinventarem a rotina com seus filhos em casa. De um dia para o outro, famílias que estavam acostumadas a saírem todo final de semana pra alguma atividade ao ar livre, ou até mesmo pra curtir a área de lazer do condomínio ou dar aquela escapadinha para a casa dos avós, se viram obrigada a ficar 24 horas por dia dentro de casa.

Nossos colaboradores contam suas experiências

Para Aser Filho, da equipe de Vendas da Vanguard em Cuiabá, e sua esposa, o sentimento no início foi um misto de dúvida e medo, por não saberem como seria ficar o tempo todo trancados em casa com três meninas. “Tivemos várias conversas para mantermos a harmonia dentro de casa, pois sabemos que o convívio 24h juntos não é fácil”.    

Já para Lara Oliveira, Designer Gráfica, o maior problema não foi a convivência, mas manter a pequena Helena entretida o dia todo, já que ela estava habituada à escolinha e a uma rotina repleta de atividades. “De repente, eu, que continuei trabalhando, me vi chegando em casa cansada após um dia de trabalho e com uma criança de 4 anos cheia de energia pra gastar, querendo brincar”, relata.

brincadeiras em casa com crianças
Lara e Helena: brincadeiras começam assim que a mãe chega em casa

Para se adaptar, Lara pesquisou sobre o assunto e realizou pequenos ajustes que, no fim, fizeram toda a diferença. “Contratei uma professora particular 2 vezes na semana, para continuar com as aulinhas de alfabetização e coordenação motora, para ela não perder tudo que já estava aprendendo, não regredir. Também entrei no Pinterest e colhi várias ideias de brincadeiras para fazer com os filhos em casa”.

Além de brincadeiras, que você pode conferir abaixo, convidamos alguns colaboradores da Vanguard pra falar sobre a experiência de estar com os filhos em casa em período integral, e como aliviar o peso da nova rotina. Confira!

No mundo da imaginação

Inventar histórias se tornou o passatempo preferido da Lara e da Helena. A designer conta que viu a ideia no Instagram da atriz Fernanda Rodrigues: pegue uma caixa, pode ser de sapato, e saia coletando todos os objetos que puder (por exemplo, uma calculadora, uma caneta, uma maçã, um livro, uma xícara). Depois, faça uma roda com as crianças e comece escolhendo um objeto da caixa para criar uma história. Você só precisa iniciar, e o seu filho deve dar continuidade escolhendo um segundo objeto e assim por diante.

Outra dica da Lara é fazer um dado de contar histórias: pinte cada lado com uma figura diferente. Quem lançar o dado deve inventar uma historinha a partir da imagem que cair. Essa atividade desenvolve a sociabilidade, linguística e imaginação das crianças, portanto é uma ótima pedida!

brincadeiras com crianças em casa

TikTok: diversão garantida com os filhos em casa

Ao invés de deixar seu filho vendo desenhos no YouTube por algumas horas, que tal baixar o aplicativo TikTok e criar vídeos juntos? Para Aser, o TikTok garantiu diversos momentos muito engraçados com suas três filhas, que adoram fazer vídeos e dançar. O app que já é febre entre crianças e adolescentes ao redor do mundo permite que você faça dublagens, coreografias, insira músicas em seus vídeos e aplique filtros. As risadas são garantidas e você e seu filho irão se sentir popstars!

pai reunido com filhas em casa
Aser com as filhas

Adicionando mais um integrante à família

Calma, não estamos falando de outro filho! Aqui, no caso, é um amiguinho de quatro patas. Para diminuir a solidão que a quarentena impôs, diversas pessoas resolveram adotar um pet durante a pandemia, seja cachorro ou gato. Entre eles, a Marina Marchiavelli, vendedora da Vanguard em Curitiba, que tem uma filha de dois anos e adotou um gatinho para que a ela pudesse ter um animal de estimação, aprendesse a cuidar de outro ser vivo e se distraísse mais durante o isolamento.

Lembrando que, antes de adotar um animalzinho, pense bem se no pós-pandemia você poderá continuar dando toda a atenção e carinho que ele merece!

Colocando a mão na massa

criança lavando roupa em casa
Helena ajudando a lavar a roupa

Cleia Anicesio, Gerente Comercial, conta que o que a filha mais adorou nessa quarentena foi a aprender a fazer bolos. “Ela até prefere fazer sem batedeira, substituiu pelo trabalho manual. Por ela, temos bolo em casa todos os dias!”.

Outra garotinha que ama fazer bolos com os pais é a Isabela, de 4 anos, filha da Valéria Yamaura, Analista de Marketing, e do Yuri Yamaura, Analista de Incorporação, ambos da Vanguard em Campo Grande, que também têm outros dois filhos. “Esse foi um ponto positivo dessa quarentena: ela teve mais contato e observou de perto como é a vida adulta, e oferece ajuda, quer participar”.

Com os pais trabalhando em home office, Isabela quis até um computadorzinho pra poder se sentar perto deles e fingir que está trabalhando também. “Esse maior contato com os filhos, você poder acompanhá-los mais de perto nas atividades escolares e eles poderem ver um pouco de como é seu trabalho, pra mim foi uma experiência marcante”, analisa Valéria.

Na dúvida, recorra às atividades manuais e esportivas

O isolamento, assim como nos adultos, pode despertar muita ansiedade e até angústia nos pequenos. Por isso, é muito importante fazer com que a criança se mantenha em movimento e entretida, e não entre em uma rotina de sedentarismo só porque está o tempo todo em casa.

Pensando nisso, Valéria matriculou o filho Igor, de 14 anos, no Judô funcional, que consiste em fazer exercícios e golpes individualmente. Igor participou até de um campeonato que ocorreu on-line e garantiu o 3º lugar. “Não sabemos quando vai haver uma vacina para que os campeonatos presenciais possam voltar, mas, de qualquer forma, nos adaptamos ao que é possível fazer agora, pra ele não ficar parado”.

brincadeiras em casa com crianças

Elis Andrade, Analista de Projetos da Vanguard Curitiba, adaptou o espaço em casa pra diversas brincadeiras: fez uma pista de carrinho com papelão, usou cobertores para erguer uma cabaninha, e até liberou um jogo de futebol, com as cadeiras demarcando as traves do gol. Quando se trata de divertir os pequenos, vale tudo.

“Acho que essa pandemia ensinou a nós, pais, a sermos mais flexíveis. São 24 horas convivendo, e você precisa ser mais compreensivo tanto com seus filhos quanto com você mesmo, não se cobrar tanto. A gente enxergou que não somos super-heróis nem precisamos resolver tudo ao mesmo tempo. O importante é convivermos bem”, finaliza Valéria.

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
online free course
download mobile firmware
Download WordPress Themes
online free course
Avalie o post
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Assessoria contratada e especializada em conteúdos sobre arquitetura, decoração e construção civil. Preza pela qualidade das informações divulgadas e tem interesse em compartilhar conhecimento sobre os mais diversos assuntos da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

Ir para a Vanguard Voltar ao topo