Ir para a Vanguard

Já sabe o que você vai comer – ou cozinhar – hoje?

Vanguard Lifestyle abr 28, 2020

A quarentena chegou com tudo e está mudando a vida de todo mundo. Com certeza muitos dos nossos hábitos vão mudar depois disso tudo e esse é o lado positivo.

Por isso, quem cozinha está cozinhando mais, quem não cozinha está tendo que se virar nos 30 e o fato é que está todo mundo tendo que desenvolver seus dotes culinários na marra. Afinal, não dá para viver de delivery o tempo todo né? Por isso, pedimos a ajuda do nosso parceiro Chef Vavo Krieck para passar algumas dicas de como se organizar, quais os ingredientes chaves que você tem que ter na dispensa e te inspirar para você criar o seu próprio cardápio com o que você tem em casa.

Chef Vavo Krieck

Já sabemos que não dá para ir ao mercado o tempo todo, e não é todo mundo que tem uma horta em casa – como os moradores do Evolve e do Bless em Curitiba terão. Neste caso, você pode substituir os produtos frescos por enlatados e desidratados. O arroz (arbóreo, branco ou parboilizado) sempre nos salva de qualquer apuro, por exemplo, podemos fazer um risoto de funghi ou até mesmo shitake desidratado. Dá uma olhada nos ingredientes:

- Arroz arbóreo

- Vinho branco

- Alho desidratado

- Azeite de oliva

- Caldo gerado pela hidratação do cogumelo

- Mix para chimichurri

- Queijo ralado (interessante no momento da mantecatura – adição de gordura que dá brilho e cremosidade)

As massas também são ótimas soluções. Molho de tomate ou béchamel podem ser feitos 100% com ingredientes que estão na sua dispensa: azeite de oliva, tomates pelados, alho e cebola desidratados, folhas de louro e mix para chimichurri. Você também pode dar aquela diferenciada no seu molho de tomate com azeitonas, atum, sardinhas, linguiças curadas, e, novamente, os cogumelos secos. Nhami!

No molho béchamel geralmente usamos manteiga, mas você pode substituir por azeite de oliva ou óleo vegetal. As proporções para fazer este molho são:

- 3 colheres de sopa de farinha de trigo

- 3 colheres de sopa de manteiga (ou óleo)

- 1l de leite integral

Essa é a base para fazer diversos molhos a partir dele e outros pratos como lasanha, sanduíches de forno (olha a criatividade, gente), molho de queijos, rosê e funghi. E arrase nos temperos!

Para quem se arrisca um pouco mais na cozinha, farinha de trigo, semolina (ou sêmola, é o subproduto do trigo após o processamento e trituração da farinha feitos de grãos mais duros) e fermento biológico seco não pode faltar. É o caso do Vavo, que arrasa nos pães, pizzas e bolos.

Agora se liga nessa lista de ingredientes que você precisa ter para conseguir se virar por algum tempo sem ir ao mercado:

- Secos: feijão, massa italiana, arroz, chocolate em pó, farinha de trigo, semolina, açúcar, grãos e cereais.

- Enlatados: tomates, molho de tomate, algumas frutas em calda e atum.

- Essenciais: café, leite, molhos (como maionese, ketchup e mostarda), azeite de oliva e óleo vegetal, algumas bolachas, fermentos químico e biológicos e sal.

- Especiarias desidratadas: alho, cebola, canela, pimentas (como caiena, do reino e chilli), orégano e folha de louro.

Na internet tem várias receitas que você pode encontrar que agradem mais ao seu paladar e ao de quem está com você nessa quarentena. Então bora acordar esse chef de cuisine que tem dentro de você. E queremos saber: como você tem se virado nesse período? Conta para a gente nos comentários.


Texto: Josiane Nalevaia | Marketing Vanguard

OUTROS POSTS

Ir para a Vanguard Voltar ao topo