Ir para a Vanguard

Ouse em seu apartamento! Misture cores na decoração e arrase

Vanguard Lifestyle out 20, 2022

Chegou a hora de trazer a sua personalidade para dentro do apartamento! Nesse post vamos te ensinar como apostar no uso das cores na decoração da sua casa.

Em alguns momentos, pode rolar uma certa dúvida em relação a como misturar cores na decoração, a gente entende. É por isso que vamos te mostrar como criar mixes coloridos e ousados, mas que continuam harmônicos.

Estamos falando de ir além de pintar uma parede ou aplicar um papel de parede. Então, para te ajudar a perder o medo e ousar nas cores, separamos algumas dicas básicas.

sala de estar com cozinha integrada com armários azuis
Apartamento Decorado do Insight Palhano, Vanguard em Londrina

Círculo Cromático

Começando com o básico, que vai te ajudar a entender todas as nossas dicas!

O círculo cromático é uma representação em círculo das cores percebidas pelo olho humano. Ele é dividido em 12 partes e cada uma delas representa uma cor.

Circulo cromático

Essa ferramenta é essencial para arquitetos e designers de interiores, pois ajuda a definir as melhores combinações de cores. Esse círculo pode ser seu melhor amigo na hora de criar um conjunto harmonioso.

Antes de colocar seu plano decorativo em prática, consulte o círculo para depois começar as escolher os móveis, acessórios, pintar as paredes e trocar os tecidos.  

Entendeu? Então vamos às dicas!

Tom sobre tom

Na decoração, essa técnica cumpre o papel que seu nome já diz. Você escolhe uma tonalidade e vai sobrepondo outras variantes dessa mesma cor em outras peças.

Por exemplo, você pode apostar no azul como a cor da sua parede e pode compor com móveis e objetos de decoração em vários tons dessa cor. Azul claro, escuro, bebê. No tom sobre tom, o que vale é mostrar as mil versões de uma mesma cor.

Você também pode apostar em texturas, que combinam bastante com essa modalidade, já que dão um toque sensitivo ao ambiente.

Cores complementares

As cores que se contrastam são as cores complementares. São aquelas que estão opostas umas às outras no círculo cromático.

Nesse caso, as duplas que mais se destacam são: amarelo com roxo, laranja com azul e vermelho com verde. Essas cores deixarão a sua casa com uma atmosfera alegre e vibrante.

Mas cuidado para não exagerar! Uma dica é escolher uma cor principal e apostar em pequenos objetos em sua cor complementar.

sala com cores na decoração, sofá azul e almofada amarela
Pinterest
sala com cores na decoração, sofá laranja e almofada azul
Pinterest

Cores análogas

Já as cores análogas são as que estão mais próximas no círculo cromático. Por serem vizinhas, elas têm tons semelhantes e podem criar um encontro colorido bem rico na decoração da sua casa. Algumas duplas interessantes das cores análogas são: rosa e vermelho, verde e azul, amarelo e laranja.

Nessa modalidade, as cores análogas trazem uma sensação e tranquilidade no ambiente. Mas fique atento, é indicado utilizar no máximo três cores análogas para não correr o risco de exagerar. Sempre lembre, harmonia é tudo!

sala com cores na decoração, sofá azul e almofada verde
Pinterest

Aproveite essas dicas e corre colorir o seu apartamento! Tenho certeza que você não vai se arrepender de aproveitas todas essas cores na decoração. E se você quiser conhecer mais dicas como essa, é só clicar aqui!

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download mobile firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy free download
Avalie o post
Giovanna Galvão

Giovanna Galvão

Giovanna Polina Galvão é a autora à frente da produção dos conteúdos entregues para você pelo blog da Plaenge, com foco em matérias e inspirações que aliam bem-estar, design, tradição e sofisticação ao apartamento. Formada em Comunicação Social pela Unopar e com MBA em Estética e História da Arte pela Faculdade São Camilo, Galvão busca traduzir a essência e influência da transmissão da arte como um estímulo à criatividade que a vida cosmopolita produz. E por acreditar que viver com classe tem tudo a ver com construir sonhos, apresenta as principais tendências em arquitetura e decoração. Não deixe de acompanhar o blog e confira dicas repletas de atemporalidade e elegância para o seu apartamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

Ir para a Vanguard Voltar ao topo